Elaboração

 

Seleção
Há 75 anos que a Heinz cultiva tomate com as suas próprias sementes, com o objetivo de conseguir tomates com os mais elevados padrões de qualidade. Uma vez selecionadas as variedades mais apropriadas para a área de cultivo e produto final, as sementes são colocadas em prateleiras especiais e introduzidas em câmaras onde se controlam as condições de temperatura, humidade e iluminação.


 

 

Germinação

Num período de 3 - 4 dias, produz-se a germinação das sementes e nascem as plantas, momento no qual as prateleiras são transferidas para a estufa, que lhes proporciona uma temperatura adequada.


 

 

Crescimento
As plantas permanecerão nas estufas durante cerca de 40 dias, período durante o qual receberão um minucioso cuidado, de forma a assegurar a sanidade das mesmas.


 

 

Transplante
Quando alcançam uns 10 – 15 cm de altura e um sistema radicular que lhes permite adaptar-se às exigentes condições de campo aberto, realiza-se o transplante das mesmas.

Irrigação
Um sistema de irrigação gota-a-gota  permite levar de maneira localizada, à área radicular da planta, a quantidade de água necessária em cada momento assim como os nutrientes apropriados, segundo o estado de desenvolvimento do cultivo.

 

 

Colheita
Entre 3 a 4 meses após o transplante, dependendo da variedade e condições meteorológicas, saberemos que chegou o momento da colheita, já que os tomates terão alcançado a madurez desejada, caracterizada por uma cor vermelha intensa e uniforme.


 

Transporte
Este período de colheita decorre entre os meses de Agosto e Outubro. Os tomates recém-colhidos transportam-se diretamente para a fábrica para preparar o Ketchup Heinz.

 

 

Controle de qualidade
Quando os tomates chegam à fábrica, realiza-se um rigoroso controlo de qualidade dos mesmos para assegurar que as propriedades e parâmetros físico-químicos do tomate, ingrediente chave para a preparação do nosso Ketchup Heinz, são os adequados.

 

 

Tratamento
O tomate é transportado por água e, depois de uma lavagem inicial, submete-se a um primeiro tratamento térmico para eliminar a carga microbiana proveniente do campo. Depois de eliminar a pele e as grainhas,  parte da água que o tomate contém evapora-se. Desta forma, já está preparado o ingrediente essencial do nosso ketchup.


 

 

Evaporação e mistura
Depois de eliminar a pele e as grainhas evapora-se parte da água que contém o tomate. Mistura-se com o resto de ingredientes (agua, sal, açúcar e vinagre), para conseguir o toque definitivo de sabor com uma mistura única de especiarias.


 

Engarrafamento
O molho já está pronto para ser embalado em qualquer uma das nossas icónicas embalagens.